Metadados do trabalho

Educação E Saúde Nos 15 Anos De Educon

Cintia Aparecida Ataide; Rosa Amélia Dantas; Lenira Ferreira Ribeiro

Educação e Saúde, Educação em Saúde e Educação na Saúde são termos importantes para a área de Saúde e não existe consenso na utilização, sendo empregados de formas indistintas pelos autores na área da educação e da saúde. Neste trabalho para os referidos termos utilizamos os conceitos propostos pelo Ministério da Saúde – MS, Plano de Gestão de Conhecimento. O objetivo deste é analisar nos artigos publicados no Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade – EDUCON/Eixo Educação e Saúde, o uso dos conceitos propostos pelo MS, segundo os autores e os pesquisadores. Foram analisados os resumos dos trabalhos publicados nos Anais EDUCON de 2015 a 2020. Verificamos se os autores fazem uso ou não dos termos propostos pelo MS, e classificamos os resumos dos trabalhos de acordo com o entendimento de consenso, se os autores dos resumos se referiam a educação e/em saúde, educação na saúde, ou sobre outros termos, conforme os propostos pelo MS. Verificou-se que não existe consenso nos conceitos utilizados pelos autores dos resumos estudados, nem entre a classificação realizada pelos pesquisadores deste trabalho. Propõe-se aprofundar estes conceitos sobre a educação e, em e na saúde, contribuindo para a adoção de termos que contemplem toda a sua complexidade.

Palavras‑chave:  |  DOI: 10.29380/2020.14.16.01

Como citar este trabalho

ATAIDE, Cintia Aparecida; DANTAS, Rosa Amélia; RIBEIRO, Lenira Ferreira. Educação e Saúde nos 15 anos de EDUCON. Anais do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2021 . ISSN: 1982-3657. DOI: https://doi.org/10.29380/2020.14.16.01. Disponível em: https://www.coloquioeducon.com/hub/anais/63-educa%C3%A7%C3%A3o-e-sa%C3%BAde-nos-15-anos-de-educon. Acesso em: 16 out. 2025.

Educação e Saúde nos 15 anos de EDUCON

O Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade – EDUCON, foi criado a 15 anos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade EDUCON/CNPQ da Universidade Federal de Sergipe com a participação de docentes, estudantes, pesquisadores e profissionais das diversas áreas afins, com o objetivo de debater os rumos da educação no Brasil e no mundo, promover discussões e disseminar conhecimentos sobre temas da área de educação, perspectivas teóricas e políticas, através de conferências e mesas redondas nacionais e internacionais.

O Colóquio apresenta como os eixos de pesquisa: Políticas Públicas em Educação; Diversidade Étnico-racial e Legislação Educacional; Educação Inclusiva e Educação Especial; Educação, Sociedade e Práticas Educativas; Formação de Professores, Memórias e História da Educação; Ensino de Matemática e Ciências da Natureza; Neuroeducação, Ensino de Ciências Humanas e Sociais e Linguagem; Educação, Corpo e Gênero; Educação, Inovação e Tecnologias; Relação com o Saber; Políticas de Educação Superior; Currículo, Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico; Educação, Cultura e Arte; Educação e Saúde; Direito, Sociedade e Contemporaneidade; Pesquisa e Transdisciplinaridade (EDUCON, 2021).

Conforme definição do Educon, o eixo Educação e Saúde contempla os “...aspectos históricos, conceituais e epistemológicos da Educação em Saúde com uma abordagem antropológica, sociológica, psicossociológica e comportamental, aplicação prática dessas abordagens e atividades educativas em Saúde...”.

O objetivo deste artigo é verificar se os trabalhos publicados no eixo Educação e Saúde, no Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade – EDUCON, abordaram temas e conteúdos sobre educação e saúde em/e saúde, ou se abrangem também temas de educação na saúde, conforme a bibliografia pesquisada e adotando os conceitos propostos pelo Ministério da Saúde para os campos de conhecimentos Educação em Saúde e Educação na Saúde.

A partir das informações levantadas sobre o Educon em suas edições anteriores, do ponto de vista da classificação de trabalhos no eixo Educação e Saúde, foi realizada uma análise dos trabalhos classificados no referido eixo para a identificação de suas características e abordagens que justificassem esta classificação. Para isto, foram efetuadas pesquisas em relação aos conceitos empregados pelos órgãos oficiais e utilizados por autores com publicações sobre o tema.

Como parâmetro inicial esta pesquisa baseou-se nas definições propostas pelo Ministério da Saúde (MS) para os termos Educação e Saúde, e na existência do neologismo entre este e outros termos utilizados pelos profissionais de saúde de formas indistintas e seus possíveis reflexos para a saúde coletiva.

O MS propõe a definição das terminologias em saúde inseridas em seu Plano de Gestão de Conhecimento, com o objetivo de assegurar uma melhor qualidade na comunicação, interna e externa, e nos processos de tomada de decisão. Assegura ainda o fortalecimento da participação social e viabiliza o acesso ao aprendizado de forma democrática, ao garantir um alinhamento na produção literária, documental e normativa, no âmbito da produção de conteúdos e desenvolvimento de ações de saúde pública (BRASIL, 2012).

Educação em Saúde, segundo o MS em sua Biblioteca Virtual em Saúde, glossário Gestão do trabalho e da educação na saúde, é definida como um processo de construção de conhecimentos para apropriação do tema por parte da população. Esta apropriação se dá através de um conjunto de práticas para que a população assuma a autonomia de seus cuidados em saúde e no diálogo com os profissionais para a busca de atendimento de suas necessidades. A definição de Educação na Saúde consiste na produção e sistematização dos conteúdos aplicados na formação e desenvolvimento profissional para a atuação em saúde e isso engloba as práticas de ensino, diretrizes didáticas e estrutura curricular (BRASIL, 2012).

Por outro lado, Educação e Saúde, aparece na literatura como sinônimo de Educação em Saúde, separando as atribuições entre os profissionais de cada área, cabendo ao profissional de educação o papel de desenvolver os métodos pedagógicos com o objetivo da transformação de comportamentos que, segundo Freire (2003, p. 79 apud COSTA, 2015, p. 75) consiste no “...processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação-reinvenção da realidade pela ação-reflexão humana...”. Ao profissional de Saúde, segundo os autores, cabe a produção do conhecimento científico voltado ao enfrentamento da doença e, com isso se observa uma fragmentação das responsabilidades e da produção sem levar em consideração a prática cotidiana e a relação dos profissionais de saúde com a sociedade (ALVES; AERTS, 2011).

Dentro da definição de Educação em Saúde e para atender aos cenários de atuação dos profissionais no desempenho das atividades que exigem conhecimentos e habilidades desenvolvidas em sua formação, existem as duas modalidades de educação em saúde: a educação continuada e a educação permanente (PAIM; ALMEIDA-FILHO, 2014).

Educação continuada em saúde se dá por um processo contínuo e dinâmico na busca de atualização pessoal e profissional, desenvolvimento de postura ética e construção de relações para integrar os indivíduos. A educação permanente em saúde corresponde a educação em serviço e consiste em um processo educativo inserido no cotidiano do trabalho, para a construção de espaços coletivos de avaliação de sentido no cotidiano deste trabalhador e relações orgânicas entre ensino e as ações desenvolvidas. O processo educativo parte dos problemas identificados no trabalho e utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem para a solução (GONÇALVES et al., 2019).

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), formulada a partir de 2004 (Portaria GM/MS nº 198/2004), consiste em um marco na formação de conhecimento e trabalho em saúde no Brasil com a criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e institucionalizando uma política de educação em saúde que se baseia nos quatro eixos da educação em saúde: o ensino, o serviço, a comunidade e a gestão (BRASIL, 2018).

A primeira vez em que foram apresentados trabalhos no eixo Educação e Saúde aconteceu na nona edição do Educon, realizada em setembro de 2015 com a apresentação de dezoito artigos de treze autores. No ano seguinte foram apresentados 15 trabalhos no eixo Educação e Saúde de 12 autores, posteriormente, em 2017 a edição do Educon contou com 15 trabalhos neste eixo, apresentados por 15 autores e em 2018 foram 13 artigos apresentados por 10 autores, sendo nessa edição inserido o eixo Educação e Saúde Profissional com a apresentação de cinco artigos de quatro autores abordando questões de saúde relacionadas ao desempenho do trabalho dos docentes.

Em 2019 foram apresentados quatro artigos no eixo Educação e Saúde por quatro autores, e no eixo Educação e Saúde Profissional foram apresentados dois trabalhos por dois autores. Em função da pandemia de Covid-19 a edição de 2020 ocorreu de forma online seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde sobre o distanciamento social, e contou com o total de 16 trabalhos e 14 autores no eixo Educação e Saúde.

A próxima edição, XV Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, está programada para o período de 22 a 24 de setembro de 2021 e ocorrerá no formato online, com transmissão pelo YouTube no canal Colóquio Educon. Este formato de realização se dará em função da necessidade de atender as orientações da Organização Mundial de Saúde durante a pandemia de Covid-19, conforme as medidas adotadas no ano de 2020.

Com base nas definições do Ministério da Saúde e do Educon para a expressão “Educação e Saúde”, este estudo pretende analisar os trabalhos apresentados nas edições anteriores do Colóquio e identificar se possuem relação com o eixo Educação e Saúde de acordo com seus conteúdos e metodologias utilizadas. Após o levantamento das informações, serão propostos parâmetros para a classificação de futuros trabalhos a serem apresentados no referido eixo/área de estudo.

A metodologia utilizada neste artigo consiste no levantamento dos títulos dos trabalhos, palavras-chave destacadas pelos autores, resumos apresentados e metodologias usadas para a definição dos parâmetros de classificação a serem utilizados nas próximas edições. Foram realizadas as leituras dos resumos dos artigos pelos pesquisadores envolvidos neste e, posteriormente discutidas as possibilidades de classificação com base nos conceitos propostos pelo MS na busca do consenso em relação a classificação.

Ano: 2015

Número Título No resumo o autor usa
Educação.....Saúde
Classificação do Avaliador
01 SAÚDE DOS PROFESSORES:
UM ESTUDO DOS FATORES
PSICOSSOCIAIS DO ESTRESSE
NO TRABALHO E O
ENTRINCHEIRAMENTO NA
CARREIRA DE DOCENTES DE
UM MUNICÍPIO BAIANO
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
02 REPENSANDO NOVOS
PROCESSOS DE
APRENDIZAGEM NA
FORMAÇÃO DOS
PROFISSIONAIS DA SAÚDE A
PARTIR DA AUTOPOIESE
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( x ) NA ( ) EM ( ) E ( ) Outros
03 A EDUCAÇÃO EM SAÚDE:
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
SOBRE A IMPLICAÇÃO DA
DOENÇA FALCIFORME PARA O
CONTEXTO FAMILIAR
( ) NA ( x ) EM ( ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
04 A FONOAUDIOLOGIA COMO
PARCEIRA NA
INTERDISCIPLINARIDADE
ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO:
UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO
( ) NA ( ) EM ( x ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
05 ANÁLISE DA PREVALÊNCIA
DAS DIFICULDADES DE
LEITURA EM ESCOLARES DO
ENSINO FUNDAMENTAL I:
ESTUDO EXPLORATÓRIO
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
06 O SUICÍDIO NA SOCIEDADE
CONTEMPORÂNEA: UMA
ANÁLISE DA PRÁTICA
SUICIDA SOB O VIÉS DA
ECOLOGIA SOCIAL
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
07 ADOECIMENTO PSÍQUICO NOS
DOCENTES DO ENSINO
SUPERIOR: REVISÃO
SISTEMÁTICA
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
08 PERFIL DE ALTERAÇÕES
ORTOGRÁFICAS NO ENSINO
FUNDAMENTAL I: UM ESTUDO
EXPLORATÓRIO
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
09 ENSINO DA SAÚDE NA REDE
PÚBLICA ESTADUAL DE
SERGIPE: O QUE DIZEM OS
PROFESSORES
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
10

A POLÍTICA DE SAÚDE E A
FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL E

PORTUAGAL:PERSPECTIVAS HISTÓRICAS

( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
11 SÍNDROME DE BURNOUT: UM
ESTUDO COMPARATIVO
ENTRE PROFESSORES DAS
REDES PÚBLICA E PRIVADA
DE ARACAJU-SE
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
12 PROGRAMA DE
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
(PNAE): UM ESTUDO DE CASO
NAS E.M.E.F. M ª DA GLORIA
MACEDO E JUSCELINO
KUBITSCHEK
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
13 CURRÍCULO,
INTERDISCIPLINARIDADE E
EDUCAÇÃO EM SAÚDE:
REFLEXÕES COM BASE EM
SABERES E PRÁTICAS DE
PROFESSORES ACERCA DO
PAPILOMAVÍRUS HUMANO
(HPV)
( ) NA ( x ) EM ( ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
14 IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO
NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA
FAMÍLIA COM A POPULAÇÃO
QUILOMBOLA SOBRE AS
DOENÇAS CRÔNICAS NÃO
TRANSMISSÍVEIS
( ) NA ( ) EM ( x ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros

 

Ano: 2016

Número Título No resumo o autor usa Educação.....Saúde Classificação do Avaliador
01 CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO
COADJUVANTE TERAPÊUTICA NA
CONVALESCENÇA DE CRIANÇAS
E ADOLESCENTES NO HOSPITAL
JOANA DE GUSMÃO
( ) NA ( ) EM ( ) E (X) Não usa ( ) NA ( X ) EM ( X ) E ( ) Outros
02 FLUÊNCIA LEITORA:UMA
PROPOSTA DE ATIVIDADE
PRÁTICA EM SALA DE AULA
( ) NA ( ) EM ( x ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
03 ROTAS DE LEITURA: O
DESEMPENHO DA PROFICIÊNCIA
LEITORA EM ESCOLARES DO 5º
ANO DE UMA ESCOLA DO ENSINO
FUNDAMENTAL DE ARACAJU
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
04 A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
ALIADA À PRÁTICA
PEDAGÓGICA: UMA PROPOSTA
DE TRABALHO EM UMA ESCOLA
MUNICIPAL DE ARACAJU
( ) NA ( x ) EM ( ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
05 O VÍDEO DOCUMENTÁRIO COMO
ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA O
CUIDADO EM SAÚDE AO IDOSO
( ) NA ( x ) EM ( ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
06 PROJETO DE EDUCAÇÃO
NUTRICIONAL COM ABORDAGEM
LÚDICO-DIDÁTICA
DESENVOLVIDA COM CRIANÇAS
DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE
ARACAJU-SE
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
07

PROJETO DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

A PARTIR DA HORTA ESCOLAR

DESENVOLVIDA COM CRIANÇAS
DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE
ARACAJU-SE

( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
08 ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA:
UMA REVISÃO
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( x ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
09 EQUIDADE E SAÚDE: UMA PRODUÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa
10 EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO
SEXUAL
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
11 A INSERÇÃO DOS PROGRAMAS DE
ALIMENTAÇÃO E SAÚDE NA
ESCOLA: O CUIDADO DAS DCNT
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x )EM ( x ) E ( ) Outros
12 POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS
NA RELAÇÃO SAÚDE MENTAL E
EDUCAÇÃO NO CAMPO DA
INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:
UMA EXPERIÊNCIA EM CAPSI
( ) NA ( ) EM ( x ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
13 EDUCAÇÃO E SAÚDE NA
PROMOÇÃO DE SAÚDE DO
USUÁRIO DE DROGA EM
SITUAÇÃO DE RUA – UM RELATO
DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA
DE REDUTORES DE DANOS
( ) NA ( ) EM ( x ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
14 LETRAMENTO CIENTÍFICO,
CLONAGEM HUMANA E ESTÁGIO
SUPERVISIONADO: A
PERSPECTIVA DO
EMPODERAMENTO SOCIAL
UTILIZANDO A METODOLOGIA
INTERATIVA
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
15 EDUCAÇÃO ALÉM DAS
BANCADAS DE FARMÁCIA
( ) NA ( ) EM ( x ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros

 

Ano: 2017

Número Título No resumo o autor usa
Educação.....Saúde
Classificação do Avaliador
01 IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO
FÍSICA PARA SAÚDE DE
ESTUDANTES EM FASE ESCOLAR
( ) NA ( ) EM ( ) E ( X ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
02 DESAFIOS DO DIAGNÓSTICO E A
EDUCAÇÃO EM SAÚDE:
REFLEXÕES SOBRE PROMOÇÃO
DE QUALIDADE DE VIDA NA
DOENÇA FALCIFORME
( ) NA ( x ) EM ( ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
03 EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE:
SABERES DE UMA COMUNIDADE
CAMPENSINA
( ) NA ( ) EM ( x ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
04 ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( x ) NA ( ) EM ( ) E ( ) Outros
05 CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO
EM SAÚDE PARA AOPERACIONALIZAZAÇÃO DA
POLÍTICA NACIONAL DE
ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DO
HOMEM
( ) NA ( x ) EM ( ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
06 A SAÚDE DOCENTE COMO
DESAFIO PARA AS POLÍTICAS
PÚBLICAS
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
07 PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS
SOBRE COMUNICAÇÃO PARA O
AUTOCUIDADO FRENTE A DST
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
08 ESTÁGIO E PRÁTICA: ANÁLISE
DOS ASPECTOS
ADMINISTRATIVOS E
ESTRUTURAIS DA ACADEMIA
PARA A TERCEIRA IDADE, NO
BAIRRO GRAGERU, ARACAJU-SE
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( x ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
09 ROMPENDO OS MUROS DA
UNIVERSIDADE PARA ENTENDER
O AMBIENTE LABORAL E A
QUALIDADE DE VIDA NO
TRABALHO DOS GUARDAS CIVIS
MUNICIPAIS EM ESPLANADA-BA
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
10 A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO
ASSISTENTE SOCIAL NO
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA
MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE
(REMU) DO HOSPITAL
UNIVERSITÁRIO (HU): UMA
ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO (PPP)
( ) NA ( x ) EM ( ) E ( ) Não usa ( x ) NA ( )EM ( )E ( ) Outros
11 ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x )E ( ) Outros
12 A SAÚDE MENTAL DE JOVENS EM
PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( x ) Outros
13 A SINGULARIDADE DO ADOECER:
A DOENÇA COMO UM MOMENTO
DE RESSIGNIFICAÇÃO DO VIVER
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
14 NACIONAL COMUM CURRICULAR
(BNCC)
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros

 


Ano: 2018

Número Título No resumo o autor usa Educação.....Saúde Classificação do Avaliador
01 A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE
PARA O DESENVOLVIMENTO DO
EDUCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
02 TRABALHANDO EDUCAÇÃO E SAÚDE NA
COMUNIDADE QUILOMBOLA DO OITEIRO
EM PENEDO/AL
( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
03 CRENÇAS SOBRE DEPRESSÃO: UM
ESTUDO EM AMOSTRA DE
ADOLESCENTES ESCOLARES DO ESTADO
DE SERGIPE
;( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa           
04 A DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE
APRIMORAMENTO NEUROMUSCULAR E
QUALIDADE DE VIDA NA PARALISIA
CEREBRAL
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
05 PLANTAS MEDICINAIS: UMA ANÁLISE DE
SUA UTILIZAÇÃO PELOS DISCENTES DO
CURSO DE PEDAGOGIA DA FERA EM A
RAPIRACA-AL
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
06 A SAÚDE NO CONTEXTO NEOLIBERAL
BRASILEIRO
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E (x) Outros
07

IDENTIFICANDO ESTILOS DE PENSAMENTO POR MEIO DO
DESEMPENHO ESCOLAR EM CIÊNCIAS:

UMA REFLEXÃO ACERCA

DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK

( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
08

ESPAÇOS E PRÁTICAS COTIDIANAS
EDUCATIVAS PARA A SAÚDE:
ACADEMIAS AO AR LIVRE E O
PROGRAMA ACADEMIA DA

CIDADE EM ARACAJU

( ) NA ( x) EM ( ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
09 MERENDA ESCOLAR: CONHEÇO A
COMIDA QUE EU COMO?
( ) NA ( ) EM ( ) E (X ) Não usa
11 AUTISMO E A REDE DE ENSINO: OS
DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
JUNTOS A INCLUSÃO SOCIAL
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
12 A INCLUSÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO
EM SAÚDE AO PACIENTE COM
TRANSTORNO MENTAL NA REDE
PÚBLICA: REVISÃO INTEGRATIVA
( ) NA ( x ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
13 PRÁTICAS INTEGRATIVAS
COMPLEMENTARES: UMA ESTRATÉGIA
AUXILIAR NA REDUÇÃO DA ANSIEDADE
EM PORTADORES
DE OBESIDADE
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
14 BRINQUEDOTECA: UMA PRÁTICA LEGAL
NO COTIDIANO DA ENFERMAGEM NOS
HOSPITAIS DE ARACAJU
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa
Eixo 26 - Educação, saúde profissional
( ) NA ( )EM ( )E ( x) Outros
15 SAÚDE PROFISSIONAL DOCENTE: A
EXPERIÊNCIA DA REDE PÚBLICA
ESTADUAL DE ENSINO DE ALAGOAS
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa
Eixo 26 - Educação, saúde profissional
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
16 ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA: FOCO EM
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa
Eixo 26 - Educação, saúde profissional
( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
17 A PRECARIZAÇÃO COMO PARTE DA
ATIVIDADE DOCENTE DE PROFESSORES
DE UMA ESCOLA PÚBLICA
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa
Eixo 26 - Educação, saúde profissional
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
18 TRABALHO DOCENTE: HISTÓRIA DE VIDA
DE UMA PROFESSORA DE ESCOLA
PUBLICA
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa
Eixo 26 - Educação, saúde profissional
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros

Ano: 2019

Número Título No resumo o autor usa Educação.....Saúde Classificação do Avaliador
01 INTERAÇÕES SOCIAIS E A
PSICOMOTRICIDADE NA
CRIANÇA COM
TRANSTORNO DO
ESPECTRO AUTISMO
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
02

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM PRÉ-
ESCOLARES DO PRIMEIRO ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA CIDADE DE
ARACAJU-SERGIPE

( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
03 ATITUDES E
VULNERABILIDADES
DOS ADOLESCENTES
FRENTE ÀS IST/AIDS:
UMA PROPOSTA DE
ELABORAÇÃO E
VALIDAÇÃO DE
QUESTIONÁRIO
INSPIRADO EM QSC
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
04 PRESSUPOSTOS PARA A
CONSTRUÇÃO DE UMA
REDE COLABORATIVA
EM EDUCAÇÃO EM
SAÚDE: OLHARES SOBRE
O PROGRAMA SAÚDE NA
ESCOLA
( ) NA ( x ) EM ( ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
05 EDUCAÇÃO: VOZ
DOCENTE DA
PREVENÇÃO AOS
CUIDADOS NO
COTIDIANO ESCOLAR.
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa
EIXO: 26. EDUCAÇÃO, SAÚDE PROFISSIONAL
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
06

EDUCAÇÃO
PERMANENTE EM SAÚDE E FORMAÇÃO DE
PROFISSIONAIS DE SAÚDE: REFLEXÕES PARA
A GESTÃO
FEDERAL DO SISTEMAÚNICO DE SAÚDE?

( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa
EIXO: 26. EDUCAÇÃO, SAÚDE PROFISSIONAL
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros


Ano: 2020

Número Título No resumo o autor usa Educação.....Saúde Classificação do Avaliador
01 ESTRATÉGIAS PARA AUMENTO DA
ADESÃO AO TRATAMENTO
MEDICAMENTOSO POR IDOSOS COM
BAIXA ESCOLARIDADE
https://doi.org/10.29380/2020.14.16.01
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
02 COMPORTAMENTO AUTODESTRUTIVO E A
SAÚDE DE ADOLESCENTES EM AMBIENTE
ESCOLAR
http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.16.02
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) outros
03 ESTRATÉGIAS DE ENSINO
APRENDIZAGEM EM UM PROGRAMA DE
RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM EM
CARDIOLOGIA
http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.16.03
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( x ) NA ( ) EM ( ) E ( ) Outros
04 SALA DE ESPERA NO AGIR EM SAÚDE:
ESPAÇO DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO À
SAÚDE DA MULHER
http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.16.04
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
05 A CLASSE HOSPITALAR ENQUANTO UM
DISPOSITIVO PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO
NA PEDIATRIA
http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.16.05
( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
06 EDUCAÇÃO EM SAÚDE: NÃO PARE!
EXERCÍCIO FÍSICO EM TEMPOS DE
PANDEMIA, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.16.06
( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
07 EDUCAÇÃO E SAÚDE: RELATO DE
EXPERIÊNCIA EM UM PROCESSO DE
FORMAÇÃO EM GESTÃO E EDUCAÇÃO EM
SAÚDE
http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.16.07
( ) NA ( x ) EM ( ) E ( ) Não usa ( x ) NA ( ) EM ( ) E ( ) Outros
08 * OS DESAFIOS DO USO DE METODOLOGIAS
ATIVAS NO ENSINO REMOTO DURANTE A
PANDEMIA DO COVID-19 EM UM CURSO
SUPERIOR DE ENFERMAGEM: UM RELATO
DE EXPERIÊNCIA
http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.16.08
O trabalho não apresenta resumo. Não avaliado.
09 REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR
EM SAÚDE
http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.16.09
( ) NA ( x ) EM ( ) E ( ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
10 ACESSO AO SERVIÇO DE
ACONSELHAMENTO GENÉTICO PARA AS
FAMÍLIAS DE INDIVÍDUOS COM DOENÇAS
CONGÊNITAS EM ITABAIANA SE
http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.16.10
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
11 PSICOMOTRICIDADE: DESENVOLVIMENTO
MOTOR NA PRÁXIS FINA E GLOBAL NA
APRENDIZAGEM
http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.16.11
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
12 ENSINO DE SAÚDE DO TRABALHADOR NA
GRADUAÇÃO: PROGRAMA DA DISCIPLINA
NO DEPARTAMENTO DE MEDICINA DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.16.12
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( x ) NA ( ) EM ( ) E ( ) Outros
13 ENSINO DE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE:
UMA PROPOSTA DE CONTEÚDOS PARA
GRADUAÇÕES DA ÁREA DA SAÚDE.PDF
http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.16.13
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( x ) NA ( ) EM ( ) E ( ) Outros
14 EM BUSCA DO ELO PERDIDO ENTRE
SAÚDE, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO
http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.16.14
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros
15 INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE DE
PROFESSORES DE UMA ESCOLA
MUNICIPAL
http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.16.15
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Outros
16 TRILHANDO SAÚDE EM FAMÍLIA:
PROBLEMATIZANDO A OBESIDADE
ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.16.16
( ) NA ( ) EM ( ) E ( x ) Não usa ( ) NA ( x ) EM ( x ) E ( ) Outros

*O trabalho não apresenta resumo e, portanto, não foi avaliado.

 

 

 

A partir do levantamento dos trabalhos apresentados nas edições anteriores do Educon foram identificados 87 (oitenta e sete) trabalhos abordando temas como Saúde dos Docentes, Processos de Aprendizagem, Ensino em Saúde, Currículo e Interdisciplinaridade, Políticas Públicas de Educação em Saúde, Trabalho, Educação e Saúde em Comunidades Quilombolas, Educação Popular e Saúde, entre outros temas relevantes para a promoção do debate e disseminação de conhecimentos na área de Educação em Saúde.

Nos trabalhos apresentados, observou-se, no ano de 2015, dentre os 18 (dezoito) artigos apresentados, 05 (cinco) possuem temas relacionados à saúde dos docentes e qualificação, incluindo questões de adoecimento psíquico e estresse por sobrecarga de trabalho. Os demais temas foram relacionados à educação em saúde como prevenção de doenças entre estudantes e em comunidades ou faixas etárias específicas, a exemplo da prevenção de obesidade através de práticas de atividade física e abordagem sobre doença falciforme no contexto familiar.

O total de 15 (quinze) artigos apresentados no ano de 2016 abordou questões relacionadas a educação em saúde com predominância de temas sobre cuidados na saúde, educação alimentar e ensino para a saúde como o papel da fonoaudiologia no desenvolvimento da leitura em crianças.

Na edição de 2017 foi apresentado um artigo sobre políticas públicas e saúde dos docentes e os demais (13 artigos) trataram de temas relacionados à saúde das populações como dengue, saúde dos homens, saúde mental em jovens, entre outros.

Os temas apresentados na edição seguinte (2018) estavam distribuídos nos eixos Educação e Saúde (13 artigos) e Educação Saúde Profissional (05 artigos), com predominância de temas abordando questões sobre a prevenção de doenças e promoção da saúde no primeiro eixo, com abordagens como o papel da dança e de atividades físicas na qualidade de vida, artigos sobre depressão entre adolescentes, estilos de pensamento e desempenho escolar. No eixo Educação Saúde Profissional aparecem temas sobre precarização e condições do trabalho docente com reflexo na saúde desses profissionais.

Observou-se uma redução no número de trabalhos apresentados na edição de 2019, com apenas 04 (quatro) artigos no eixo Educação e Saúde com temas como relações afetivas entre crianças, desenvolvimento psicomotor e programa saúde na escola, e 02 (dois) artigos no eixo Educação saúde Profissional sobre saúde do docente e educação permanente em saúde.

Entre os 16 (dezesseis) artigos apresentados na edição de 2020 destacam-se temas como estratégias para aumento da adesão a tratamentos por população de idosos, importância da sala de espaço como ambiente de educação em saúde, serviços de aconselhamento genético, propostas de inclusão de conteúdos curriculares nos cursos de graduação da área de saúde, entre outros de grande relevância, sendo que um trabalho não apresentava o resumo e em função da metodologia utilizada não foi realizada a sua classificação.

Do total de 87 (oitenta e sete) artigos apresentados no Educon, eixo Educação e Saúde, após análise e discussão entre os pesquisadores, baseados nos conceitos propostos pelo Ministério da Saúde para os termos Educação e Saúde e Educação na Saúde chegou-se ao consenso de que apenas 47 (quarenta e sete) artigos se classificam no eixo Educação e Saúde, sendo que 07 (sete) abordam temas sobre Educação na Saúde, um trabalho não foi avaliado por não apresentar resumo e, outros 32 (trinta e dois)  poderiam ser classificados em diferentes eixos temáticos em função de suas abordagens e objetos estudados não relacionados a Educação e Saúde nem Educação na Saúde.

Por meio das leituras dos artigos apresentados no eixo Educação e Saúde, nas edições anteriores do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade – EDUCON, é possível compreender a necessidade de uma ampliação na discussão sobre os conceitos relacionados aos termos Educação e Saúde, Educação em Saúde e Educação na Saúde, do ponto de vista da importância desta área de conhecimento no contexto da saúde coletiva, seja na formação para atuar nesta área, seja nas práticas de ensino destinadas a população. A discussão dos conceitos propostos pelo Ministério da Saúde em seu Plano de Gestão do Conhecimento e a identificação da utilização destes de formas indistintas nos trabalhos analisados, indicam a existência desses neologismos e suas implicações na saúde coletiva e na educação, pela necessidade de viabilizar a produção literária, documental e normativa, no âmbito da produção de conteúdo.

A discussão aprofundada sobre os conceitos Educação e Saúde, Educação em Saúde e Educação na Saúde trará um maior dilatamento do objeto de estudo, e a partir desta discussão será possível a elaboração de uma proposta de classificação dos trabalhos no eixo nas edições do Educon, assegurar uma melhor qualidade na comunicação, interna e externa, e melhorar os processos de tomada de decisão e fortalecimento da participação social, além de aprofundar estes conceitos sobre a educação e, em, para e na saúde, contribuindo para a adoção de termos que contemplem toda a sua complexidade.

 

ALVES, Gehysa Guimarães; AERTS, Denise. As práticas educativas em saúde e a Estratégia Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2011, v. 16, n. 1, p. 319-325. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 15/07/2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Glossário do Ministério da Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde, 2012. Disponível em: http://www.saude.gov.br/bvs/publicacoes. Acesso em: 20/05/2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, 2018.

COSTA, José Junio Souza de. A educação segundo Paulo Freire: uma primeira análise filosófica. Theoria - Revista Eletrônica de Filosofia Faculdade Católica de Pouso Alegre. Volume VII, N. 18, 2015.

GONÇALVES, C. B. et al. A retomada do processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil. Saúde Debate, Rio de Janeiro, V. 43, N. Especial 1, p. 12-23, Ago. 2019.

PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA-FILHO, Naomar de (orgs.). Saúde coletiva: teoria e prática. 1.ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2014. 720p.

Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe - RI/UFS. Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade – EDUCON. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/. Acesso em: 03/07/2021.

Encontrou algo a ajustar?

Ajude-nos a melhorar este registro. Você pode enviar uma correção de metadados, errata ou versão atualizada.